No ano de 2025, mais precisamente nos dois primeiros meses: janeiro e fevereiro, 307.908 motocicletas zero km foram vendidas no Brasil. O valor representa um aquecimento do mercado em comparação com o mesmo período do ano passado. No primeiro bimestre de 2024, foram emplacadas 279.611 unidades, com isso, o saldo é de um aumento de 10,12%.
A marca com melhor desempenho foi novamente a Honda, que teve 68,83% do mercado. Além disso, na lista das mais vendidas detém os cinco primeiros modelos mais bem comercializados e sete entre os dez primeiros.
Honda CG 160: 34.277 unidades;
Honda Biz 125: 20.343 unidades;
Honda Pop 110i ES: 17.987 unidades;
Honda NXR 160 Bros: 13.258 unidades;
Honda CB 300F Twister: 4.903 unidades;
Yamaha YBR 150: 4.585 unidades;
Honda PCX 160: 4.361 unidades;
Yamaha Lander 250: 3.279 unidades;
Honda Sahara 300: 3.275 unidades;
Yamaha Fazer 150: 3.251 unidades.
Honda CG 160: 68.793 unidades;
Honda Biz 125: 41.003 unidades;
Honda Pop 110i ES: 34.477 unidades;
Honda NXR 160 Bros: 26.448 unidades;
Honda CB 300F Twister: 9.904 unidades;
Honda PCX 160: 8.466 unidades;
Yamaha YBR 150: 7.846 unidades;
Yamaha Lander 250: 6.551 unidades;
Honda Sahara 300: 6.148 unidades;
Yamaha Fazer 150: 5.933 unidades.
A Honda CG 160 segue como a queridinha do motociclista brasileiro, liderando. Todavia, a marca japonesa perdeu a presença da Elite 125, scooter de entrada, que em janeiro estava na nona colocação.
Por outro lado, Yamaha YBR 150, Yamaha Lander 250 e Honda Fazer 150 ressurgem com um aumento de vendas no segundo mês.
Honda: 68,83%;
Yamaha: 15,09%;
Shineray: 5,58%;
Mottu: 2,20%;
Avelloz: 1,46%;
Royal Enfield: 1,39%;
Bajaj: 1,19%;
Haojue: 1,04%;
BMW: 0,52%;
VMoto: 0,48%.
A Fenabrave, empresa que faz o levantamento dos dados, diz que o segmento de motocicletas está avançando e crescendo pelo aumento da demanda no setor de consumos, puxados principalmente pelo delivery.
— O segmento de motocicletas representa desempenho sólido, com crescimento anual consistente, impulsionado pela maior mobilidade urbana e pela demanda crescente no setor de delivery, garante Arcelio Junior, o presidente da Fenabrave.
As motos são uma importante opção para a mobilidade urbana no Brasil. Com um excelente desempenho tanto de economia de combustível, quanto de poluição, ambas muito superiores a automóveis, atrelado a um preço acessível, faz com que seja uma opção muito viável para os trabalhadores brasileiros.
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